Postagens

Atravessadores do pescado levam fome à mesa dos paraenses

Imagem
Fotos: MDutra A Amazônia tem três importantes entrepostos pesqueiros: dois no Pará, Vigia e Santarém, e um no Amazonas, Tabatinga. Tanto peixe em nada influi nos preços do pescado nos mercados e feiras paraenses. Além da crescente exportação para os restaurantes de Fortaleza, Brasília e São Paulo, o pescado paraense faz a festa dos atravessadores. No Vero-o-Peso, principal mercado de Belém, um talhador me disse que o pescado proveniente do Lago de Tucuruí pode ter, entre o pescador e o vendedor na feira, três outros agentes, os atravessadores, que não pescam nem atendem aos consumidores, apenas lucram fortunas com a comida que falta em milhões de bocas desta região tida e havida como rica em pescado. Pouco antes da Semana Santa do ano passado um jornal de Cuiabá, MT, bradava contra o elevado preço do tambaqui, que estava a 6 reais o quilo. Na mesma época, em Santarém, de reconhecida abundância dessa espécie, o quilo estava justamente o dobro. No sá...

Clubes paraenses fora do ranking da IFFHS

Nenhum dos 8 clubes que fazem parte da elite do futebol paraenses – São Francisco , São Raimundo, Remo, Paysandu, Tuna, Águia, Independente e Cametá – estão na nova lista anual da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) com o ranking dos 400 melhores do mundo. A relação é encabeçada pelo espanhol Barcelona. O Santos, em 6º lugar, é o time brasileiro em melhor posição. Em pior, aparece o Bahia, em 370º lugar. No ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de 2011, o Remo é o time paraense melhor posicionado, 27º lugar. O Paysandu ocupa a 31º posição. São Raimundo está em 204º e São Francisco, em 276º. Fonte: Blog do Jeso

Clássico Rai-Fran será transmitido ao Vivo Pela TV

Imagem
A Tv Cultura confirmou nesta quarta-feira(11) que vai mostrar para todo Estado do Pará, o clássico entre São Raimundo e São Francisco( o Rai-Fran) neste sábado (14) às 19h no colosso do tapajós. A Noticia deixou contente os dirigentes dos clubes santarenos, pela visibilidade que dá uma partida sendo transmitida ao vivo pela TV. O classico Rai-Fran também figura na loteria esportiva sendo o jogo 13.

São Francisco assina patrocínio com Banpará

Imagem
Foto: Fernando Nobre A assinatura do patrocínio foi realizada há pouco em Belém O São Francisco assinou na manhã de hoje (11), em Belém, o convênio de patrocínio esportivo com Banpará . Vice-presidente azulino, o médico Bruno Moura assinou o convênio durante audiência com o governador em exercício do Pará, Helenilson Pontes . No ato, estiveram presentes ainda o senador Flexa Ribeiro (PSDB), o presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim , e o presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Lima . Bruno Moura aproveitou a ocasião para fazer a entrega oficial da camisa do clube santareno ao botafoguense Helenilson Pontes. Fonte: Blog do  jeso

Governo libera recursos para o “Ninho da Águia”

A Prefeitura de Marabá recebeu recursos na ordem de R$ 1,3 milhões, para a 7ª etapa de construção do estádio municipal de Marabá, Zinho de Oliveira. A contrapartida da gestão do prefeito Maurino Magalhães é deR$ 87 mil. A capacidade prevista para o estádio, ao final das obras, é de 12 mil torcedores. Ele fica localizado no quilômetro 9 da rodovia Transamazônica (BR-230), em direação a cidade Itupiranga. Contará com estacionamento, área de aquecimento, vestiários, banheiros, salas de musculação, salas de fisioterapia, cabines de imprensa, lanchonete e academia. É conhecido popularmente como “O Ninho da Águia”, em referência ao time do Águia de Marabá. Fonte: Blog do Jeso

Cultura e FPF assinam contrato de transmissão do Parazão 2012

No próximo final de semana começa mais uma disputa do Parazão 2012, envolvendo oito clubes paraenses. A abertura será no sábado, 14, às 16 horas, no estádio da Curuzú, com a partida entre Paysandu e Cametá, e às 20h, em Tucuruí, onde se enfrentam Independente e Tuna Luso. Em Santarém, jogam São Francisco e São Raimundo, às 19h. E no domingo, 15, completando a primeira rodada da Taça Cidade de Belém, jogam Remo e Águia, às 9h45, no Baenão. A Rede Cultura de Comunicação (Funtelpa) vai transmitir os jogos, ao vivo, e para isso será assinado, nesta quarta-feira, 11, às 19h, no Pará Clube, o contrato de transmissão dos jogos entre a Funtelpa e a Federação Paraense de Futebol. Os valores do contrato são os mesmo do Parazão 2011 e somam R$ 2.464.000,00, incluindo os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série C dos times paraenses que se classificarem. Atualmente, só Paysandu e Águia têm vaga garantida na Série Pelo contrato, os dois p...

Sespa investiga causas de registros de hantavirose em Oriximiná, Santarém, Itaituba e Novo Progresso

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas vão iniciar um trabalho de vigilância ecoepidemiológica no município de Oriximiná, oeste do Pará, onde, em 2011, ocorreram dois casos de hantavirose, que foram notificados em Santarém. Além de Oriximiná, houve seis casos de hantavirose em Novo Progresso e um em Itaituba, municípios do sudoeste paraense, totalizando nove registros da doença em todo o Estado ano passado, com oito mortes. A hantavirose é uma doença infecciosa grave, causada pelo hantavírus e transmitida por ratos silvestres, que eliminam o vírus pela saliva, fezes e urina. A infecção no humano ocorre pela inalação dessas secreções misturadas com poeira, principalmente em ambientes fechados. É uma doença altamente letal e pode levar à morte por insuficiência respiratória. Embora possa ser confundida, no início, com gripe, dengue, leptospirose, malária e outras doenças íctero-hemorrág...