Aveiro na flona: erro de quase 40 anos

Professor doutor e jornalista, Manuel Dutra comenta o post Dilma exclui Aveiro da flona Tapajós:
Jeso,
Presidente Médici, criador da flona do Tapajós
Presidente Médici, criador da flona do Tapajós
Na verdade o município de Aveiro está saindo de onde nunca deveria ter entrado. O que houve, na década dos 70, foi o mesmo que ocorre hoje: o poder central brasileiro desconhece a Amazônia.
Na época em que foi criada a FLONA, a Floresta Nacional do Tapajós, em plena ditadura de Médici, o então gestor do IBDF, hoje IBAMA, Ben-Hur Borges, baseado em Santarém, me disse: o presidente criou a FLONA sem sequer saber que existe um município dentro dela. E assim foi.
Se não me engano, pelo traçado original dos limites da área de floresta não sobrava nada para a municipalidade, parece até que a pequena cidade se localizava dentro da reserva. Depois retiraram alguns quilômetros em volta e, agora, o município todo sai da área.
Coisa parecida ocorreu na vila de Boim, no Rio Tapajós, nos anos 80, quando a Amazonex requereu uma imensidão de terras varando do Tapajós para o Arapiuns. A vila ficou dentro da área de exploração madeireira, sem que os moradores pudessem legalmente fazer o que sempre fizeram: abrir roçados, caçar e perambular pela mata extraindo as coisas que natureza oferece.
Tempos depois, retiraram a vila do terrenão da Amazonex e “ofereceram” aos moradores 10 quilômetros em volta de Boim.
Dois exemplos de como são vistos e tratados aqueles a quem hoje muitos chamam solenemente de “povos da floresta”. Como, se a floresta lhes é retirada? Demonstração de que a Amazônia é vista e tratada como um imenso depósito de recursos para engordar as contas bancárias dos donos do capital.

Fonte: Blog do Jeso Carneiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.