Expedição identifica peixes e flora no Tapajós

O Cepta (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais), vinculado ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), realizou no período de 19 de setembro e 9 de outubro, expedição científica no trecho da bacia do Rio Tapajós, que abrange as corredeiras de São Luiz do Tapajós, próximo a Itaituba, Pará.
Nesta área, encontra-se o maior mosaico de unidades de conservação (UCs) da Amazônia, constituído, entre outras, pelo Parque Nacional da Amazônia e florestas nacionais Jamanxim I e II. A região será afetada pela construção da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós.
O trabalho dos pesquisadores durante a expedição foi registrado pela equipe da EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas (SP), para a produção de um programa Globo Repórter, que será levado ao ar no próximo dia 2 de dezembro. O programa não se restringirá à ictiofuna. Mostrará também outros aspectos relacionados à fauna e flora e condições socioambientais da região.
A expedição teve o objetivo de fazer um levantamento prévio da ictiofauna da área, já que são poucos os dados disponíveis em literatura. Durante os trabalhos, foi feita a coleta de material biológico que vai gerar dados primários sobre a diversidade de peixes e parasitos presentes no rio Tapajós.

Blog do Jeso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.