Plebiscito: Tapajós e Carajás entram na pauta

O projeto, já aprovado no Senado e de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós está relacionado entre os que vão a plenário hoje (6) na sessão extraordinária da Câmara dos Deputados.

O projeto para o plebiscito do Estado de Carajás, também a ser desmembrado do Pará, também está pautado para hoje.

Os 2 PDCs (Projeto de Decreto Legislativo) aparecem, inclusive, na pauta online divulgada ainda ontem (4) no site oficial da Câmara Federal.

Em Brasília desde o início da semana, o vereador santareno Reginaldo Campos (PSB) e vários outros vereadores da região acompanham e participam do esforço, junto com os deputados federais da bancada paraense, especialmente Giovanni Queiroz (PDT) para colocar as duas matérias em votação no plenário da Casa.

Se aprovadas, a previsão é de que os plebiscitos do Tapajós e Carajás sejam realizados no próximo ano, junto com as eleições municipais.

A sessão está marcada para começar logo mais às 9h.
Fonte: Blog do Jeso

Comentários

  1. Luiz - jornalista

     CRIAR ESTADOS NA REGIÃO NORTE É NACIONALIZAR A AMAZÔNIA COM INVESTIMENTOS, é a presença do poder público na Amazônia brasileira.

     Quero parabenizar , os senadores pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção.Basta vontade política para isso e confio na competência e articulação política que nossos deputados e senadores da amazonia darão força a este projeto criar o estado do Solimões e Rio Negro. Srs, levantem essa bandeira, crie o futuro do Brasil e dessa região.. Dê a oportunidade dos moradores dessa região decidir democraticamente em plebiscito e o desenvolvimento dessa região. É PRECISO PENSAR EM DIVIDIR O ESTADO DO AMAZONAS PARA CRIAR OS ESTADOS DO SOLIMÕES, COM CAPITAL TABATINGA E O ESTADO DO RIO NEGRO, COM CAPITAL TEFÉ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.