Prefeita do município de Aveiro perde o mandato

Pará - O juiz Rômulo Nogueira Brito, titular da 34ª Zona Eleitoral de Itaituba, aceitou ontem o pedido de cassação do registro da candidatura à reeleição de Maria Gorete Dantas Xavier, prefeita do município de Aveiro, no Oeste do Estado. Maria Gorete foi alvo de uma ação judicial que a denunciava pelo uso indevido da máquina administrativa por ocasião de sua campanha à Prefeitura daquele município, em 2008. A prefeita é acusada de compra de votos através da distribuição de combustível, uso de bens públicos em favor da sua candidatura e abuso de poder econômico.

Segundo pessoas ligadas a Maria Gorete, ela já aguardava uma decisão desfavorável, pois chegou a comentar que, sendo condenada, recorreria da decisão judicial. “Nunca admiti essa irregularidade, até porque estou consciente de que fiz uma campanha limpa e transparente. Isso nada mais é do que desespero de quem não se conforma com a derrota”, analisou a agora prefeita cassada.

Gorete ainda não foi comunicada oficialmente da decisão da Justiça Eleitoral, mas, por ter afirmado que vai recorrer, provavelmente já está tomando providências para derrubar a decisão do juiz Rômulo Brito e consequentemente retornar ao cargo.

A situação da prefeita de Aveiro é semelhante a de Duciomar Costa, prefeito de Belém, que foi afastado do cargo, mas conseguiu retornar à Prefeitura da capital por conta de uma medida liminar. Mas se não conseguir reverter a situação, Gorete Xavier não sairá totalmente derrotada, pois quem deve assumir a Prefeitura de Aveiro é ninguém menos que seu esposo, Manuel Pereira de Oliveira, o Sales, atual presidente da Câmara de Vereadores. O herdeiro natural do cargo seria o segundo colocado nas eleições de 2008, Lúcio Nascimento, porém, ele foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, por possuir dupla filiação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.