Jobson é pego no exame antidoping mais uma vez

Jobson é pego no exame antidoping mais uma vez

Rio de Janeiro (RJ)

O atacante Jobson, do Botafogo, foi novamente flagrado no exame antidoping, em resultado divulgado pela CBF na tarde desta sexta-feira. Inicialmente pego por uso de cocaína após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, o atleta teve resultado semelhante após a vitória por 2 a 1 contra o Palmeiras, pela última rodada. Como consequência, pode ser banido do esporte.

De acordo com a CBF, o Botafogo não pediu realização da contraprova, confirmando o doping e validando a amostra para fins de avaliação e julgamento. Mais uma vez foram encontrados traços de Methylecgonine, um metabólito da cocaína, substância estimulante proibida pela Agência Mundial de Antidopagem (AMA).

No primeiro caso registrado, o Botafogo pediu realização da contraprova, que confirmou o resultado inicial. Assim, o jogador foi suspenso preventivamente por um mês pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para aguardar julgamento, no qual poderia pegar até dois anos de suspensão.

Com a reincidência, corre o risco até de encerrar a carreira, já que as leis internacionais preveem que o atleta seja banido do esporte caso seja condenado duas vezes. O jogador teve papel primordial na reação final que evitou o rebaixamento do Botafogo no Campeonato Brasileiro, marcando gols nas vitórias sobre São Paulo e Palmeiras.

Apesar disso, o clube não corre o risco de ser punido, uma vez que mais atletas teriam de ser flagrados nos exames para que isso se tornasse possível. Jobson estava emprestado pelo Brasiliense e era negociado com o Cruzeiro, mas o clube mineiro cancelou o processo ao receber a confirmação do primeiro doping.

O Brasiliense fará a defesa do atleta nos tribunais - os julgamentos devem acontecer apenas em 2010. O Botafogo se prontificou a prestar auxílio.

Confira o comunicado da CBF

Prezados senhores

Vimos à presença de VS. Sas., comunicar-lhes o resultado da análise laboratorial da prova (Amostra A) selo número 258870/ Frasco A-25870, pertencente ao atleta Jobson Leandro Pereira de Oliveira, camiseta número 09 (nove) do Botafogo Futebol e Regatas, quando da realização do jogo Botafogo x Palmeiras, realizado em 06/12/09, no Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro, válido pelo Campeonato Brasileiro Série A de 2009.

O relatório técnico emitido pelo Ladetec-UFRJ, para a amostra A-258870/ Frasco A-25870 assim se expressa: "S6. Stimulants metabolite (s) of Methylecgonine (cocaine metabolite)" substância proibida, de acordo com o Regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Agência Mundial Anti-Dopagem (AMA), o que constitui um resultado analítico adverso.

Cumpre-nos informa-lhe que o clube não desejou a realização da contraprova à amostra 25870. Por esta razão a Amostra A 25870 é considerada como válida para fins de avaliação e julgamento.

Sem mais para o momento e no aguardo de vossa manifestação, subscrevemo-nos.

Atenciosamente, Tanus Jorge Nagem

Presidente da Comissão Nacional de Controle de Dopagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.