Estiagem causa morte em lagos da região





Alenquer - Milhares de peixes estão morrendo nos lagos de Alenquer. Temperatura elevada da água torna inviável sobrevivência das espécies.

Nesta época do ano o amanhecer anuncia mais um dia de seca na região. O sol já desponta no horizonte com temperaturas elevadas. A ausência de chuvas e a vazante dos rios provoca a seca dos lagos em Alenquer. Onde antes o terreno era úmido e alagadiço o solo agora está rachando.

No lago de Paupiranga a presença de aves no pouco de água que restou anuncia que há banquete para garças, passarões e urubus. Com a temperatura elevada do sol o clima no lago esquenta resultando na morte de milhares de peixes.

Os prejuízos naturais são grandes. Algumas espécies que poderiam ser retiradas a tempo acabam morrendo e apodrecendo na lama. A grande maioria está incluída na lista de proteção do Defeso, ou seja, a captura, a comercialização e o transporte estão proibidos.

“A estiagem está muito grande na região, com isso está havendo uma perda natural para alguns lagos. A mortandade de peixes está trazendo prejuízos para os pescadores”. Disse Celino Monteiro, presidente da Colônia de Pescadores Z-28.

A distância dos lagos em relação a cidade e o temor pelas complicações previstas em lei limitam as pessoas a capturarem somente o suficiente para o sustento das famílias.

“De repente secou o lago. Nós conseguimos tirar algumas espécies como o pirarucu pra fora. Estamos tirando o peixe daqui só para a nossa alimentação. O pessoal vem e pegam pra refeição o resto está estragando tudo, está morrendo.” Afirmou o pescador Elias Coelho.



Fonte: NOTAPAJOS
Dannie Oliveira com informações de Frank de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.