Senadores querem referendo para decidir sobre fuso horário

Os senadores tucanos Flexa Ribeiro (PSDB), do Pará, e Arthur Virgílio, do Amazonas, devem apresentar esta semana, após recolher o número mínimo de 27 assinaturas, um projeto que estabelece a realização de um referendo no oeste do Pará e parte do Amazonas, para que a população decida sobre a alteração de horário que atingiu também essas duas regiões.

A mudança vale desde junho de 2008, quando o estado do Acre e parte do Pará e Amazonas tiveram seu fuso horário alterado em função da Lei nº 11.662, sancionada pelo presidente da República.

Na terça-feira (24), foi aprovado no Senado o PDL 867/09, que define a realização de um referendo no mesmo sentido, mas apenas no Estado do Acre. O projeto é de autoria do deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) e já havia tramitado na Câmara dos Deputados, faltando apenas a aprovação no Senado para ir à promulgação.

Por conta de um acordo em plenário, os senadores Flexa Ribeiro e Arthur Virgílio optaram por apresentar um novo projeto em conjunto.

- Se tivéssemos apresentado uma emenda de plenário, o projeto seria alterado e por isso voltaria para a Câmara. Lá, levaria muito tempo até que pudesse ser novamente aprovado. Por isso optamos por aprovar esse referendo para o Acre e iniciar a tramitação – que será acelerada – de um projeto que contemple também a população do Pará e do Amazonas – explicou o senador Arthur Virgílio durante sessão em plenário.

“Vamos unir forças para que esse projeto tramite rapidamente e dê a oportunidade dos paraenses e amazonenses decidirem sobre uma questão que lhe diz respeito. O projeto não altera horário. Apenas dá à população a chance de escolher. Esse é um processo democrático e deve ser observado”, destacou Flexa Ribeiro.

O referendo, se aprovado a tempo, pode ser realizado em conjunto com a eleição do próximo ano. Cada eleitor responderá “sim” ou “não” à pergunta: “Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?”.

No dia 24 de junho de 2008, o Estado do Acre e parte do Pará e Amazonas teve seu fuso horário alterado em função da Lei nº 11.662, sancionada pelo presidente da República dois meses antes daquela data. Os relógios foram adiantados em uma hora e a diferença horária em relação a Brasília, no estado do Acre, passou de duas para uma hora a menos.

Já no Pará, os municípios do Oeste do Estado ficaram com o mesmo horário de Belém e de Brasília. Exceto, claro, durante o período de vigência do horário de verão, que não vale para o Estado do Pará.

No Oeste, os municípios atingidos pela mudança em 2008 foram: Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão.

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Flexa Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.