PORQUE ESSA FISCALIZAÇÃO NÃO ACONTECE EM ITAITUBA

Trinta e cinco toneladas de pirarucu salgado foram apreendidas, nesta quarta-feira (11), durante a operação 'Manto Sagrado', do Ibama. O pescado foi encontrado nos depósitos de três grandes redes de supermecados de Belém. Os proprirtários foram autuados e multados por comercilizar pirarucu em tamanho inferior ao permitido por lei.

De acordo com Márcio Santos, coordenador da operação, o pescado, do tipo manta seca, tinha tamanho inferior a 1,10m permitidos pela legislação ambiental. 'Isso indica que eles foram pescados filhotes, o que é proibido', disse. Segundo a chefe substituta da Divisão de Fauna e Pesca, Aline de Moraes Oliveira, além desse tamanho, há outros dois permitidos para a comercialização do pirarucu.

Se for inteiro deve ter no mínimo um metro e meio de comprimento. Em caso de manta fresca - peixe inteiro resultado de corte - o tamanho deve ser de um metro e vinte centímetros. Em relação a uma denúncia de que um supermecado também estaria comercializando camarão e piramutaba, que estão na época do defeso, o coordenador da operação explica: 'Foi encontrado uma tonelada de camarão. Mas nesse caso, é diferente do pirarucu. Quando começou a época do defeso, os estabelecimentos deveriam enviar ao Ibama a nota fiscal de que possuíam o produto em estoque e assim poderiam comercializar o produto. Segundo o proprietário do supermercado, ele possui essas notas e ficou de apresentar ao Ibama'. Caso isso não seja feito, o material também será apreendido.

Os depósitos vistoriados estão localizados na avenida Augusto Montenegro, Doutor Freitas e na travessa Pariquis. Os proprietários foram autuados pelo crime ambiental de comercializar pirarucu em tamanho inferior ao permitido po lei. Eles foram multados em R$ 70 mil mais R$ 40 mil por quilo apreendido.


Redação Portal ORM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.