Rádio Cultura Ondas Tropicais volta ao ar

Agência Pará

A Rádio Cultura Ondas Tropicais voltou ao ar na tarde desta terça-feira (6), depois de passar 11 anos desativada. Com maior capacidade de alcance que as emissoras AM e FM, a Rádio Cultura OT poderá ser captada em todos os municípios paraenses e até mesmo em outros Estados e países, e terá programação definida pelo tripé serviço, informação e música.


A emissora, vinculada à Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), foi inaugurada pela governadora Ana Júlia Carepa e pela presidente da Funtelpa, Regina Lima, com a presença do secretário estadual de Comunicação, Paulo Roberto Ferreira, da representante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana Couto, e de outras autoridades estaduais, como os deputados estaduais Airton Faleiro e Carlos Bordalo, o secretário de esporte e lazer, Jorge Panzera, e o procurador geral do Estado, Ibrahim Rocha. Também estiveram presentes o prefeito de Marituba, Bertoldo Couto, e representantes de vários movimentos sociais do município. Isto porque a cerimônia aconteceu na área ambiental da antiga fazenda Pirelli, em Marituba, onde ficam a antena e o transmissor que vão gerar o sinal da OT.

A governadora Ana Júlia Carepa agradeceu a parceria com a EBC, que tornou possível a retomada da rádio, e falou sobre a importância de uma rádio de ondas longas em um Estado como o Pará. "É fundamental para o nosso Estado continental, para que a população de todos os municípios tenha acesso à informação e conheça o que é o Pará. Informação significa liberdade e justiça."

Regina Lima, que também é presidente da Associação das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais do Brasil, falou com emoção sobre o resgate da Cultura OT, criada em 1978, e onde ela relatou ter atuado como jornalista. "Quando assumimos a Funtelpa, propusemos o compromisso de rastrear a situação da OT e resgatá-la. Quando eu trabalhava produzindo conteúdo para a OT, recebia muitas cartas do interior. E essa será a missão da rádio: integrar o Pará. Só se integra um Estado se ele se conhecer".

Para Luciana Couto, coordenadora da Rádio Nacional da Amazônia e representante da EBC - empresa que aportou recursos, junto com o Governo do Estado, para a retomada da Cultura OT -, as rádios públicas, como a emissora que foi inaugurada, têm um papel diferenciado, um papel social, ao chegar às comunidades mais distantes, por vezes isoladas e sem acesso a outros meios de comunicação, como comunidades quilombolas, e sua programação deve fazer jus a essa missão de "levar cidadania".

Programação - A Rádio Cultura Ondas Tropicais foi o primeiro veículo da Funtelpa e voltou ao ar após um investimento de R$ 1,18 milhão. Volta à atividade com dois programas - "Nas Ondas do Rádio", veiculado diariamente, das 16 às 18 horas, e "Acorda, Pará", que vai ao ar das 6 às 8 horas da manhã. Os horários foram escolhidos por serem os melhores para recepção da OT. A programação entrou no ar no momento da inauguração, cuja cerimônia já foi transmitida pela rádio.

Antes de ser paralisada, em abril de 1998, por decisão do Governo do Estado à época, a Rádio Cultura OT chegava aos mais distantes municípios do Pará, com grande qualidade de som e programação diversificada, tendo a música popular brasileira e o jornalismo como fortes, e sendo escutada, inclusive, no Maranhão, Amapá, Amazonas e outros Estados.

Capacidade - A Rádio Cultura OT reinicia suas atividades com dois transmissores: o principal, de 10 KHz, e o reserva, de 1KHz. Nas primeiras semanas, a potência do transmissor será avaliada e aumentada gradativamente, até alcançar sua potência máxima. Quando estiver com sua potência máxima, o transmissor terá capacidade para alcançar todos os 143 municípios do Estado, e até mesmo outros países da América do Sul e outros continentes, como a Europa.

A Rádio Cultura Ondas Tropicais possui uma estrutura de transmissão, localizada em Marituba, na antiga Fazenda da Pirelli, e uma estrutura de estúdio, localizada no prédio sede da Funtelpa, em Belém. Em Marituba, estão localizados o transmissor e a antena, que serão interligados ao estúdio através de links.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.