DEPUTADO LIRA MAIA FAZ REGISTRO NA TRIBUNA DA CAMARA FEDERAL DOS 90 ANOS DO COLEGIO SÃO JOSÉ NO PLANALTO SANTARENO

Venho a esta Tribuna na tarde de hoje para registrar com muita alegria a comemoração dos 90 anos da Escola Conveniada de Ensino Médio e Fundamental São José, Na Comunidade São José, em Santarém/PA. Localizada no KM 22, as margens da Rodovia Santarém/Cuiabá (BR 163), a Escola São José foi pioneira na educação no planalto santareno e me serviu na condição de estudante no período de 1968 a 1972.

Em 10 de outubro de 1919, com o apoio das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição que trocaram o conforto de Santarém por uma casinha de palha, surgiria ali a primeira sala de aula. Lá chegaram Dom Amando Balhmann e Madre Imaculada de Jesus que construíram o Orfanato São José para as moças que desejavam estudar chegando a atender 100 internas.

Em 1947, dirigida pela Irmã Bernadete Vasconcelos, a Escola São José já dispunha de um prédio de madeira e em 1950, foi sucedida pela Irmã Consolata que desempenhava um trabalho incansável voltado para a qualidade do ensino, não deixando nada a desejar na sua qualidade.

Em 1960, com a escolha da irmã Epifânia como 1ª Supervisora Provincial, inicia-se uma nova fase da Escola São José. Passando pelos mais variados obstáculos, Irmã Epifânia, com a ajuda da comunidade realiza o grande sonho que era a construção do novo prédio da Escola São José. A partir dali, Irmã Úrsula assumiu os destinos da Escola que já funcionava no prédio novo que contava com uma estrutura de 867m².

De 1962 a 1979, a Escola São José viria a formar cerca 225 professores regentes, chamados à época de “anjos da guarda ou vagalumes da região Planaltina”. Esses professores passariam a ser os responsáveis pela interiorização do ensino em Santarém

Deputado Lira Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA EM VILA RAYOL, BEM PERTINHO DE ITAITUBA

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.